USA e Gram Bretanha levam dias atacando objectivos civis no sul do Iraque
10 de Março

Nos últimos dias, avions ianques e ingleses estám a realizar incursons e atacando instalaçons militares e civis nas províncias iraquianas de Dhiqar e Meisan, segundo denunciou a agência de notícias iraquiana INA.
Também se confirmou que, no passado dia seis de Março, três civis iraquianos fôrom atingidos e morrêrom num dos ataques aéreos nocturnos anglo-norte-americanos, na próvincia de Anbar.
As incursons aéreas som constantes e tenhem fins claramente provocatórios e propagandísticos, além de criminosos ao causarem baixas civis e a destruiçom de instalaçons de serviços iraquianas. Para além das bombas, os avions de combate estám a espalhar 660.000 panfletos sobre até agora onze pontos do sul do país, se bem nos últimos meses fôrom já milhons as brochuras propagandísticas deitadas polos avions dos EEUU e Gram Bretanha. Entre as mensagens distribuídas encontra-se a freqüência das emissoras de rádio que propagam mensagens favoráveis ao ataque imperialista.
A escusa para justificar estas acçons está a ser a supervisom do desarmamento iraquiano, se bem os ataques e a propaganda de guerra ficam fora de qualquer licença legal do ordenamento jurídico internacional de que os próprios estados do centro capitalista se tenhem dotado.


Voltar à página principal