Lisboa acolheu debate sobre 'Os Comunistas em Portugal: 1921-2008'

12 de Novembro de 2008

A Política Operária está de parabéns polo momento que proporcionou a um púbico atento com o interessante I Colóquio sobre «Os Comunistas em Portugal – 1921-2008», realizado a 7 e 8 de Novembro na Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa.

Pola primeira vez em Portugal, alguns dos que se interessam pola acçom dos comunistas portugueses, lançando um olhar crítico ao passado, reflectírom em conjunto sobre a história do PCP e dos grupos de extrema-esquerda.

A ocasiom serviu também para o lançamento da segunda ediçom do livro Anti-Dimitrov, meio século de derrotas da revolução de Francisco Martins Rodrigues, a quem muitos prestárom homenagem e sobre cuja vida estivo patente umha exposiçom. Umha ediçom, a da histórica obra do Chico Martins, em que a editora ligada ao nosso partido, Abrente Editora, colabora junto à portuguesa Dinossauro.

Tal e como nos informam as camaradas e os camaradas portugueses, os trabalhos incluídos no Colóquio, que contárom com 17 comunicaçons, decorrêrom em ambiente de debate vivo e cordato. Aprofundárom-se conhecimentos e discussom, trocárom-se informaçons, consolidárom-se laços de identidade e ouvírom-se interessantes histórias de vida. O encontro permitiu também aos participantes conhecer e contactar com jovens investigadores em torno de temas comuns.

Infelizmente, nom foi possível finalmente ao nosso partido deslocar-se a Lisboa para assistir a tam importante encontro, em resposta ao convite dos nossos e das nossas camaradas portuguesas. No entanto, temos que parabenizar a Política Operária por umha nova iniciativa que consolida esse colectivo irmao como dinamizador do debate no seio da esquerda revolucionária portuguesa. Junto destas linhas incorporamos algumhas imagens do desenvolvimento do Colóquio decorrido em Lisboa.

 

Voltar à página principal