Mais de 36 milhons de estado-unidenses passam fame

22 de Novembro de 2004

Um relatório oficial, elaborado polo próprio Governo federal dos EUA, confirma a existência de importantes sectores que vivem por baixo do limiar da pobreza nos Estados Unidos da América. Som mais de 36 milhons de pessoas que nesse país carecem de recursos suficientes para evitarem a fame, incluindo-se 13 milhons de crianças.

O tal relatório está finalizado há tempo atrás, a partir de 60.000 entrevistas, mas o Governo Bush esperou a que concluísse o processo eleitoral antes de divulgá-lo. Entre os dados que contém, salienta que no ano 2003 o número de pobres a passar fame aumentou num milhom de pessoas nos Estados Unidos, embora permanecesse na mesma em termos percentuais: 11,2% dos lares norte-americanos.

O relatório é tido polo mais preciso dos realizados de instáncias oficiais (o Departamento da Agricultura, em concreto), quanto à denominada "insegurança alimentar". Os lares com crianças tenhem o duplo de taxa dessa "insegurança alimentar" do que aqueles que nom tenhem crianças (16,7% face a 8,2% respectivamente).

Além do mais, o estudo afirma que um terço do total da populaçom pobre padece fame e vive com a angústia de nom ter suficiente alimento ao longo do ano. Especial relevo tem a divisom étnica da fame norte-americana: os lares negros e latinos tenhem duas vezes mais probabilidades de padecer fame do que o promédio nacional.

 

Voltar à página principal