A grande banca británica e o consulado desse país, atacados em Istambul

20 de Novembro de 2003

Coincidindo com o encontro entre Bush e as cabeças do Estado británico em Londres, a grande banca británica e o consulado desse Estado na maior cidade da Turquia fôrom atacadas com potentes bombas que semi-destruírom ambos prédios, causando nom menos de 27 mortes, incluído o cônsul-geral británico e mais treze funcionários ingleses. Mais de 400 pessoas ficárom feridas. Istambul ficou sem luz e telefone, e a bolsa ficou paralisada.

O HSBC, cuja sede de 23 andares na Turquia foi atacada hoje, é a maior entidade bancária europeia e a segunda mundial. Tem 90 milhons de clientes e 9.500 sucursais, 215.000 empregad@s em 79 países e quotizaçom nas bolsas de Londres, Hong-Kong, Nova Iorque e Paris (200.000 accionistas em 100 países).

Quanto ao consulado, a explosom tivo lugar quando o cônsul gera británico, Roger Short, entrava no prédio. A forte explosom destruiu parcialmente a sede e o diplomata inglês morreu.

Polos vistos, as acçons armadas fôrom efectivadas por motoristas suicidas em carros armadilhados. Lembremos que no sábado passado fôrom atacadas duas sinagogas em Istambul, com 25 vítimas mortais e mais de 300 pessoas feridas.

Movimentos armados islamistas estariam por trás de ambos ataques ao imperialismo británico.

 

Voltar à página principal